investimentos

O que esperar para o ouro depois da alta de 65% em 2025?

Metal precioso é considerado um porto seguro em momentos de maior turbulência, como o atual
16 de janeiro de 2026

Um dos investimentos com a maior alta em 2025 voltou a ganhar a atenção dos investidores em meio às tensões geopolíticas.

Impulsionado pelo retorno dos investidores de ETFs ao mercado e pela manutenção das compras massivas por bancos centrais, o ouro teve um rali de 65% no ano passado.

E as perspectivas seguem otimistas para esse ano, com o metal precioso já atingindo novas máximas históricas.

Esse movimento é sustentado por dois motores principais: Um deles é o suporte cíclico vindo dos cortes de juros pelo Federal Reserve, o banco central americano.

E o outro é a demanda estrutural de bancos centrais de países emergentes, que têm intensificado as compras de ouro como forma de diversificar e reduzir a dependência do dólar.

Por ser um recurso escasso e tido como reserva de valor, o ouro é considerado um porto seguro em momentos de maior turbulência.

No dia 5 de janeiro, por exemplo, o metal atingiu os US$ 4.549,71 por onça, com os investidores avaliando a possível trajetória de corte de juros do Fed em 2026 ‍e as implicações da captura do presidente da Venezuela Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.

Já no dia 12, a cotação superou os US$ 4.600 por onça pela primeira vez, em meio à abertura de uma investigação envolvendo o presidente do Fed Jerome Powell.

O mercado de ouro em 2026

Para esse ano, há potencial de alta adicional vinda da diversificação de investidores privados. Isso porque a alocação desse grupo em ouro permanece abaixo dos picos históricos de 2012.

Além disso, mesmo com juros reais elevados, o enfraquecimento do dólar e o apetite recorde das autoridades monetárias globais contribuem para a continuidade da tese, que oferece uma posição estratégica e descorrelacionada para o portfólio.

Usamos dados pessoais e cookies para analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e aprimorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade e política de cookies.