Um dos elementos que costumam ser analisados por investidores em busca de sinalizações sobre o futuro dos juros nos Estados Unidos é o gráfico de pontos do Federal Reserve, o "dot plot".
O gráfico de pontos é uma representação visual do rumo que os membros do Federal Reserve esperam para a taxa dos EUA.
Divulgado desde 2012 como parte da política de transparência da autoridade monetária, o gráfico é publicado a cada trimestre, nas reuniões de março, junho, setembro e dezembro.
As projeções são divulgadas de forma anônima e apresentadas como um ponto em um gráfico, daí o nome.
Confira a seguir o gráfico mais recente disponível, de dezembro de 2025, e cujas projeções valem até março de 2026:

Fonte: Federal Reserve Board Summary of Economic Projections (Dezembro, 2025)
Como ler o gráfico de pontos do Fed?
O gráfico mostra a taxa de juros projetada por cada membro do Comitê de política monetária do Fed para o final de cada ano (2025, 2026, 2027 e 2028). E, também, a "taxa de juro de longo prazo", chamada de taxa neutra, que não estimula nem desacelera a economia.
Cada coluna do gráfico mostra um ponto que representa a projeção de cada membro.
Leia também: Como a investigação contra Jerome Powell, do Fed, pode impactar os juros dos EUA
Se um membro vê a taxa de juros no fim do ano na faixa entre 3,50 e 3,75%, por exemplo, o ponto vai ser o ponto médio entre essas marcas.
Com o gráfico é possível analisar tendências, mudanças e entender se há consenso entre os membros sobre o futuro da política monetária.
O gráfico muda em meio aos ajustes de projeções dos membros do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), e de como eles acham que as taxas de juros devem se comportar para controlar inflação e desemprego.
Para essas projeções, os membros analisam principalmente três indicadores macroeconômicos: PIB, taxa de desemprego e inflação, cujas projeções são divulgadas juntamente com o "dots".
A próxima divulgação do gráfico de pontos do Fed acontece na segunda reunião do ano do Fomc, em 18 de março.