investimentos

Resiliência ao processo

O sucesso não depende de genialidade, mas de resiliência e fidelidade a um método consistente. David Swensen, com o “Modelo de Yale”, mostrou que disciplina e processo superam a tentativa de prever o futuro
16 de dezembro de 2025

Artigo escrito por Rogerio Freitas, head de investimentos do ASA

A primeira coisa que pensamos quando observamos o sucesso de alguém é em genialidade. Mas a verdade é que resiliência e fidelidade a um método, que evolui com o tempo, são as verdadeiras chaves para o sucesso.

Um exemplo que nos espelhamos é o de David Swensen e o seu “Modelo de Yale”. Desde 1985 como o principal gestor de recursos da Universidade de Yale, Swensen estabeleceu um paradigma para a administração do portfólio de investidores institucionais americanos.

Isso porque por trás de décadas de retornos consistentes e de longo prazo, em especial em um mercado competitivo e bem arbitrado como o americano, existe um processo fielmente seguido, em tempos de chuva ou de sol.

O núcleo básico da estratégia de Swensen está no desenvolvimento de uma tecnologia eficiente para a seleção de ativos e na contratação dos melhores gestores de recursos para prestar este serviço.

Além disso, o chamado “Swensen Approach” explora de forma inteligente as descorrelações entre as classes de ativos e as vantagens comparativas de um investidor com passivo de longo prazo, que pode adquirir ativos menos líquidos e obter os benefícios de uma precificação menos eficiente.

Seguir com resiliência um método testado e comprovado de sucesso é como não precisar tentar prever o futuro. Basta seguir o processo e deixar que o tempo faça oresto.

Se confiarmos no método, não vamos desistir dele no meio do caminho. Apenas a confiança de que temos o que é preciso basta para alcançarmos a meta e isso nos faz aguentar as turbulências ao longo do caminho.

Quem não enxerga o processo, tem medo e acaba pulando do avião na primeira turbulência.

É fácil subestimar as dificuldades e cometer erros. A realidade é que a maioria não consegue e acaba não sobrevivendo. Mas investir a longo prazo é resiliência.

Temos que sobreviveraos momentos mais difíceis, mesmo que eles durem mais tempo do que gostaríamos. Ter um método de sucesso aumenta as chances de sobrevivência.

Para se obter bons resultados nos investimentos no longo prazo não é preciso genialidade, mas um processo de investimento testado e comprovado de sucesso e, o mais difícil, que o investidor acredite e se mantenha fiel a esse método. Afinal, o pior inimigo dele é ele mesmo.

Usamos dados pessoais e cookies para analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e aprimorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade e política de cookies.